“O universal é o local sem paredes.” (Miguel Torga) "Escrever é um ato de liberdade." (Antônio Callado) "Embora nem todo filho da puta seja censor,todo censor é filho da puta." (Julio Saraiva)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CANÇÃO DO PURGATÓRIO

para Cristóvão Siano, meu amigo

"E temei o dia em que nenhuma
alma poderá advogar por outra,
nem lhe será admitida intercessão
alguma,  nem lhe será aceita
compensação, nem ninguém será
socorrido!

- Do Corão, 2ª  Surata , 48-


quando o anjo bom veio buscar minha mãe
e ela já não tinha mais nenhum sorriso nos lábios
- era só um rosto de cera
descobri que todos os mortos são iguais

morta como todos os mortos minha mãe
não reagiu à estrutura imposta pelo silêncio
só por isto acreditei no silêncio
na medida em que a morte dói
mas só nos pede silêncio

queria rir queria beber e fumar maconha na esquina
assim mais ou menos como eu fazia aos quinze anos
mas o anjo bom que veio buscar minha mãe
teve paciência para me avisar que eu já não tinha
mais quinze anos e o barco se toca conforme o rumo dos ventos
só que vivi sem aprender o rumo dos ventos

pedi ao anjo uma audiência com deus
mas deus estava dormindo e nem se deu conta
que o anjo bom havia levado minha mãe

(nunca é bom acordar o dono do mundo nessas horas
: é preciso que ocorra o desenlace  - penso comigo -
para que deus se dê conta nessas horas)

quando o anjo bom veio buscar minhas mãe
sei que ele se aproveitou da ausência ou do sono de deus
e eu pra não lavar as mãos como pilatos
chorei minhas culpas e percebi que minha morte
ia junto com minha mãe
e naquela hora reclamá-la seria impossível
___________________________
Júlio Saraiva,
São Paulo, Brasil
____________________________

2 comentários:

  1. Caro Júlio,

    A inveja é uma coisa muito feia, mas ao ler um poema tão bom quanto este sinto-me um pecador. Quem me dera ter um pouco desse talento. Na verdade, sou um aprendiz.

    Abraço

    Cristóvão

    ResponderExcluir
  2. inveja em literatura não é pecado. deus, se houver, alivia. mas aqui não é bem o caso. o olhar amigo exagera às vezes, e deixa este poeta de botequim envaidecido - mas qual sujeito que se presta a fazer arte (aqui vale a palavra arte em todos os sentidos) não é vaidoso? e a vaidade, que agora tenho em dobro, esta sim é pecado.
    obrigado pelas palavras tão amigas numa hora hora em que só preciso delas.

    j.

    ResponderExcluir

Compartilhe o Currupião