“O universal é o local sem paredes.” (Miguel Torga) "Escrever é um ato de liberdade." (Antônio Callado) "Embora nem todo filho da puta seja censor,todo censor é filho da puta." (Julio Saraiva)

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

POEMA OCIOSO

nossos fantasmas apodreceram
há séculos estamos aqui
na mesma mesa de bar
procurando o desfecho desta balada
- a mais inútil e bela de todas que fizemos

nenhum milagre programado
as notícias do dia seguinte cochilam sobre o balcão
as amadas desaparecem do mapa
não deixam endereço mas mandam dizer
que vão suicidar-se no próximo ano
um bêbado pede licença
ergue o copo - e em nossa homenagem
tira uma porção de estrelas do umbigo

_____________

Júlio Saraiva

___________

5 comentários:

  1. Só vim deixar um olá e dizer que fiquei feliz de encontrar o Júlio e Adriane B. por aqui. Já tinha saudades de ler ambos. Boa ideia, a do blog. Leitura limpa.

    ResponderExcluir
  2. Laura, obrigada. Um presente receber a sua leitura.

    ResponderExcluir
  3. Lindíssimo este poema de Júlio Saraiva, a coda é absolutamente antológica. Que Saudades de uma escrita que admiro genuinamente.
    luís filipe pereira
    (www.lippepereira.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  4. saudade de vocês também. sejam sempre bem-vindos. a casa é de vocês. o blog, na verdade, é de todos. por isso coloquei as bandeirinhas dos países que falam português. filipe já seu blog. queria comentar o primor de poema que você fez pra drica. mas eu não tinha conta no google. e não podia entrar. sabe que sou negação em matéria de informática. até hoje não sei colocar foto, por exemplo. até deste blogue que é o mais simples eu apanho. não sei colar texto também. e a adriane não me ensina mais, porque cansou de ensinar.

    afeto, laura e luís filipe

    ps: vocês sabiam que o xavier zarco e eu, mais o eduardo roseira, amigo domingos da mota, fomos expulsos do escritartes? porque censuraram um poema do josé felix. nós compramos a briga. adriane domingos saíram antes.zarco, roseira e eu fomos expulsos. dá pena, porque era um espaço legal e agora está às moscas. caiu totalmente o nível. muita gente boa saiu. infelizmente, a goreti acabou mostrando o caráter que tem. aliás, nenhum. perdi muito texto em prosa lá. porque prosa faço direto na tela - hábito de jornalista. ela esperou que eu copiasse os textos. simplesmente usou termo: "você foi banido deste site." o eduardo roseira foi ameaçado, veja a que ponto eles chegaram, de agressão física. se vocês quiserem conferir, entre no blogue dele, Ecos do meu pátio. aliás, o domingos da mota também escrevemos lá.

    ResponderExcluir
  5. Sou genuinamente lusófona, logo, toda a minha saudade está virada para o futuro. O que é bom é que tenham um blog, estejam a escrever e possamos voltar a ler-vos. O resto, não interessa nada. Também sigo o Domingos da Mota. Sempre o apreciei muito.
    Abraço aos dois.
    Laura

    ResponderExcluir

Compartilhe o Currupião