“O universal é o local sem paredes.” (Miguel Torga) "Escrever é um ato de liberdade." (Antônio Callado) "Embora nem todo filho da puta seja censor,todo censor é filho da puta." (Julio Saraiva)

terça-feira, 1 de junho de 2010

NA INTIMIDADE COM DEUS

"deus não dorme" - dizia minha mãe
(e deus era sempre vigilante)
eu nos meus sete anos sentia pena de deus
e ia dormir com os anjos
e sonhava também com os anjos
e sentia muita pena de deus

(como pode alguém não dormir?
como pode alguém mesmo sendo deus
ficar tanto tempo acordado sem sentir
náuseas/dor de cabeça?)

tá certo que descansou no sábado
aprendi depois
quando estava mais crescido
mas mesmo assim deus dormiu um só dia
depois de criar o mundo
trabalho pra lá de danado

(como pode? quem não dorme não sonha
assim deus apesar de ser deus também não sonhava
mas eu nos meus poucos sonhos que poucos sonhos não eram
sonhava com as pernas de ana
e maculava meus lençóis de pecado
mas como deus por ser deus não sonhava não porque fosse deus
e sim porque não conhecia a intimidade morena
das pernas morenas de ana)

"deus não dorme" - minha mãe repetia
e eu homem feito e crescido
agora não dormia também
doente de tanta insônia (seria a insônia de deus?)

deus não dorme - penso eu que não creio
hoje homem já velho
que não tenho mais sonhos no mundo
e nem me lembro das pernas de ana
e passo as noites em claro
andando de um lado pro outro
fumando um cigarro após outro
entendo a insônia de deus
e lhe vou fazer companhia

deus não dorme
eu também não
(será castigo pelos sonhos que eu tinha
com as pernas morenas de ana?)

- mas meu deus! as pernas morenas de ana... ah isso já faz tanto
tempo...

deus não dorme

___________________
Júlio Saraiva,
São Paulo, Brasil
___________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe o Currupião