“O universal é o local sem paredes.” (Miguel Torga) "Escrever é um ato de liberdade." (Antônio Callado) "Embora nem todo filho da puta seja censor,todo censor é filho da puta." (Julio Saraiva)

quarta-feira, 30 de junho de 2010

QUASE UMA BIOGRAFIA DO POETA

para a minha amiga lúcia elena (assim mesmo sem h), a lucinha - consagro

"Se a vingança encara,
O remorso pune..."

Paulinho Pinheiro e Maurício Tapajós - na época da dita



venho de uma geração de poetas loucos
que já não padeciam mais de luas cheias
porém mesmo assim iam-se matando aos poucos
em versos surrados nas grades das cadeias

e venho filho de uma geração perdida
e de boca calada pela ditadura
sou brasileiro de uma geração fodida
peço perdão se trago rimas sem candura

bem minha mãe dizia - é melhor ser padre
do que levar a pecha de subversivo
mas que culpa tenho se sem vocação comadre
vim parar num mundo assim meio que explosivo?

agora nada tenho só por culpa minha
mas na briga sou pior que galo na rinha

_________________
Júlio Saraiva,
São Paulo, Brasil
__________________

Um comentário:

  1. Ju ,obrigada por me dar um pedaço de sua biografia.
    Lembro da emoção que senti numa madrugada em 1982(?)ao abrir o Notícias Populares e no meio de tantos horrores ,dar de cara com um poema lindo que você fez pra mim.
    Era meu aniversário e foi o melhor presente que já recebi até hoje.Lúcia Elena

    ResponderExcluir

Compartilhe o Currupião