“O universal é o local sem paredes.” (Miguel Torga) "Escrever é um ato de liberdade." (Antônio Callado) "Embora nem todo filho da puta seja censor,todo censor é filho da puta." (Julio Saraiva)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

BÊBADO NÃO SOU




vós…olhais para mim
dizeis-me bêbado.

não. não e não.
foi a vida que me pôs assim
mas olhai bem
pois bêbado eu não sou.
só bebo para lavar a mágoa
que vai em mim.

não. não te rias.
pois és tu.
sim, tu. Oh! Mundo.
o culpado de eu estar assim.
não bêbado eu não sou.

lavo-me por dentro
para limpar a tristeza
que vai em mim.
sim lavo-me.
com vinho cerveja enfim.
ou já viram alguém
fazer lavagens ao estômago
com sabão?
não. eu também não.
porque lavo eu o estômago assim?
é para limpar o fingimento
a que o mundo me obriga a mim.
sim fingimento.

algumas vezes sou engenheiro
outras poeta doutor
e até já fui cangalheiro.
mas seja lá o que for
bêbado não.
bêbado eu não sou.
não, não te rias de mim.
pois um dia pensa bem
e talvez acordes assim.

não bêbado eu não sou.


eduardo roseira - Gaia - Portugal
In: “a colheita íntima”

(Foto, "Azulejos", de eduardo roseira)

Um comentário:

  1. amei, roseira e ri...genial...adorei... o currupião concorda...

    irmão, abraço...adorei mesmo...

    ResponderExcluir

Compartilhe o Currupião